quinta-feira, 2 de julho de 2009

Novas alternativas


Em meados dos anos 60, o filme Fahrenheit 451 retratava a preocupação em torno de algo que parecia ter a possibilidade de se tornar real, a extinção dos livros impressos. No filme as autoridades eram preparadas para rastrear, confiscar e destruir todo e qualquer material impresso. Invadiam casas e devassavam vidas de cidadãos que utilizavam todos os recursos disponíveis para que as próximas gerações pudessem ter acesso a tal fonte de conhecimento que vinha sendo substituído por uma nova tecnologia, a TV.

Muitos anos se passaram e essa terrível previsão não se cumpriu, mas ainda hoje se fala no fim dos impressos – não somente os livros, mas os jornais e revistas também. É crescente o número de tecnologias que após a evolução da informática aparecem como alternativa.

A ponta do iceberg foram os “editores de textos” que devidamente unidos a internet se tornou o meio mais prático e eficiente de se trocar informações. As ferramentas de busca, cada vez mais populares nos apresentam centenas de links para qualquer tema.

Então, para que “perder tempo” lendo um livro inteiro se você tem acesso a todo seu conteúdo em apenas algumas linhas? Ou, por que gastar dinheiro com livros, revistas e jornais se cada vez estão disponíveis suas versões digitalizadas?

Antes de responder a essas perguntas é preciso pensar até que ponto e de que forma esses recursos devem ser explorados. Devemos entender que as tecnologias devem ser usadas à nosso favor e que a busca de informações na rede precisa ser vista como um processo altamente complexo, enquanto prática social de leitura.

Hoje, qualquer pessoa com um PC, um editor de texto e uma conexão com a internet pode colocar o que quiser na rede. Por isso, duvidar das informações é essencial. É preciso saber escolher os sites que têm o que se procura e selecionar as informações confiáveis, uma vez que, todo ponto de vista carrega consigo certa parcialidade, nem tudo que estará na internet será verdadeiro.

Outro questionamento a ser feito é qual a influência que o suporte material (papel impresso e as tecnologias – como áudio e vídeo) exerce na relação que estabelecemos com o texto. Deveremos considerar que os novos suportes tecnológicos – sites, blogs, fotologs e padcasts, por exemplo – são novos gêneros textuais com características próprias.

Portanto, saber filtrar, selecionar conteúdos suportados pelas novas formas tecnológicas de se dispor textos, sejam eles de forma integral ou carregado de determinado ponto de vista é fundamental na busca continua pelo conhecimento, que primitivamente era passado de forma oral e passou a ter como sua principal fonte de busca e transmissão, os livros a partir do surgimento do papel e da imprensa.

É preciso entender as novas tecnologias não como substitutas dos livros e jornais e revistas da forma como conhecemos, mas sim como recursos que estão a serviço dos conteúdos, pois é a partir desta soma, entre conteúdos e tecnologia, que nascem oportunidades de ensino passiveis de proporcionar o aprendizado.

ELDA SANTOS

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